Sem imagem

Vaticano 69

Virar fã

Outros

Acessos: 209 exibições

Biografia

Quatorze anos de estrada e muito som fazem do Vaticano 69 a banda de pop-rock mais antiga de Campo Grande (MS) em atividade. O grupo surgiu no início dos anos 90, apresentando-se em bares e festivais universitários na Capital do Mato Grosso do Sul. Passados os primeiros anos, a ?brincadeira? então começa a ser levada a sério. Os velhos hits do rock nacional e internacional foram aos poucos sendo substituídos por composições próprias, que hoje compõem a maior parte do repertório da banda.

Da primeira formação do Vaticano 69 ficaram Marcelo Tezeli (violões e voz) e Alex Kundera (bateria). Após algum tempo, a banda foi sendo completada com a entrada de Frank Nagai (guitarra-solo e vocais) e, posteriormente, Marcelo Armôa (baixo), o último a ingressar na banda. Do rock à MPB, do erudito ao popular, o Vaticano 69 reúne tendências e estilos musicais bem diversos.

Frank Nagai e Marcelo Tezeli são os principais compositores da banda. Nagai bebe na fonte do virtuosismo. Seus solos são inspirados em mestres como Steve Vai, Joe Satriani, Steve Morse e Paul Gilbert, mas sempre com um toque pessoal. Tezeli, beatlemaníaco assumido, é também admirador de Jazz, MPB e das bandas progressivas dos anos 70. Músico autodidata, é responsável pela maioria das composições do Vaticano 69.

Alex Kundera carrega em sua bagagem musical o ecletismo. É um dos bateristas mais requisitados da noite campo-grandense e tem como marcas a técnica, segurança e firmeza em seus grooves. Essa característica também se remete ao baixista Marcelo Armôa. Admirador de grandes baixistas como Jaco Pastorius, Artur Maia e Anthony Jackson, suas linhas de baixo procuram ?tocar as notas certas no momento certo?.

Essa mistura de sonoridades e influências já resultou em dois CDs. ?Intruso?, o primeiro disco, foi gravado em dezembro de 2001. O CD foi produzido pelo maestro Paulo Calasans, reconhecido nacionalmente pelos trabalhos com Djavan, Jorge Vercilo, Gilberto Gil e outros grandes nomes da música brasileira. Foram prensadas 3100 cópias, sendo que 1000 foram para venda (já esgotadas) e as restantes distribuídas a 2100 rádios AM e FM de todo o país, por intermédio da revista Sucesso CD.

?Juntamente com o CD, as rádios recebiam um questionário para avaliar o disco. Tivemos a satisfação de receber cerca de 300 respostas, sendo a maioria nos dando conceito entre bom e ótimo?, lembra Marcelo Tezeli. Das nove faixas do CD, as que mais se destacam nas rádios de Campo Grande são ?Intruso?, ?Cavalo de Tróia?, ?Breve Estudo Sobre o Tempo? e a versão de ?Uma pra estrada?, de Geraldo Roca.

Com o CD lançado, seguem-se apresentações em diversos municípios do interior de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Um dos grandes momentos da banda aconteceu em maio de 2002, no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande, quando abriram o show de Almir Satter, tocando para cerca de 20 mil pessoas.

O sucesso do disco foi agraciado com a exibição do clipe de ?Breve Estudo Sobre o Tempo? na programação da MTV, em julho de 2003. Foi a segunda vez que o Vaticano 69 teve um clipe exibido pela Music Television Brasileira. ?Nossa primeira experiência foi com uma antiga a versão de Uma Pra Estrada, de Geraldo Roca e que teve uma boa repercussão?, lembra Frank Nagai, guitarrista.

A visibilidade do Vaticano 69 na terra da garoa ganha força com o convite para a abertura do show da banda ?Rockfeller?, no Bourbon Street Music Club, uma das mais badaladas e famosas casas noturnas de São Paulo.

Dessa apresentação na capital paulista, surge a necessidade de entrar em estúdio e registrar a nova sonoridade, adquirida com a natural evolução da banda. Vem então o segundo CD: ?De Prima ? Ao Vivo no Estúdio?. O nome do disco revela seu espírito. ?De Prima? foi gravado em estúdio, mas tem característica de show ao vivo, pois todos os instrumentos foram tocados e registrados de uma só vez. ?Até as vozes foram gravadas ?de prima'.
Atualmente a banda apresenta uma nova formação com Marcelo Tezeli (guitarra e voz), Marcelo Armôa (baixo) e Sandro Moreno (bateria) onde mudarão o nome da banda e tambem o estilo, agora com músicas apenas em inglês buscando um novo mercado para suas músicas, o vocalista Marcelo Tezeli fala que não muito espaço para o estilo do Vaticano aqui no Mato Grosso do Sul, então é aguardar até final deste ano para que o novo album e nova banda apareçam.
Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.