Sem imagem

Black Oak Arkansas

Virar fã

Hard Rock

Acessos: 84 exibições

Biografia

Formado em 1965 na cidade de Black Oak, no estado de Arkansas, o grupo se chamava originalmente The Knowbody Else, e a formação original contava com James ?Dandy? Mangrum nos vocais, Pat Daugherty no baixo, Wayne Evans na bateria e o trio Ricky Lee Reynolds, Stanley ?Goober? Knight e Harvey ?Burley? Jett nas guitarras.

Em 1969 a banda se mudou para a cidade de Memphis, no Tennessee, e assinou contrato com a Stax Records. Gravaram um único álbum pela companhia, ?The Knowbody Else?, que acabou engavetado. Foi nessa época que mudaram o nome para Black Oak Arkansas e começaram a se interessar por psicodelia e pela cultura sulista, influências que marcariam definitivamente o seu som.

Seu grande estouro comercial aconteceu com ?High On The Hog?. Lançado também em 1973, o disco possui músicas com influências de vários estilos, entre eles hard rock, blues, country e funk. Além disso, trazia uma significativa alteração na formação do conjunto: no lugar de Wayne Evans estava um certo Tommy Aldridge (que ficaria famoso anos mais tarde, tocando ao lado de Ozzy Osbourne e do Whitesnake).

A qualidade foi mantida com o álbum seguinte, ?Ain´t Life Grand? (1975), que marcava mais uma mudança na formação: no lugar de Harvey Jett o grupo contava agora com a guitarra de James Henderson.

Com o sucesso comercial destes dois álbuns, a banda literalmente explodiu. Desentendimentos entre os integrantes fizeram surgir um novo grupo, batizado apenas como Black Oak, e que contava com Jim Dandy e James Henderson ao lado de Greg Reding (guitarra e teclado), Jack Holder (guitarra), Andy Tanas (baixo) e Joel Williams (bateria). Esta formação gravou os discos ?Race With The Devil? (1977) e ?I´d Rather Be Sailing? (1978).

Após estes dois trabalhos, o grupo encerrou suas atividades em 1980. O Black Oak Arkansas ficou nas sombras até 1984, ano que marcou o reencontro de Jim Dandy com Ricky Lee Reynolds. Recuperando-se de um ataque cardíaco, o vocalista convidou seu antigo parceiro para participar de seu álbum solo ?Ready As Hell?. A parceria se repetiu também em ?The Black Attack Is Back?, lançado em 1986. Mas os fãs só foram brindados com a reunião do Black Oak Arkansas treze anos depois, com o lançamento do inédito ?The Wild Bunch?, em 1999.

A influência do Black Oak Arkansas foi muito além dos limites do southern rock. O hard rock apimentado com influências latinas, country e funk executado pelo grupo antecipou uma tendência que se intensificaria principalmente na década de noventa: a fusão de estilos claramente opostos conspirando para a formação de uma sonoridade totalmente nova. Além disso, a performance ensandecida de Jim em cima do palco influenciou inúmeros vocalistas, notoriamente David Lee Roth, que buscou inspiração no líder do Black Oak Arkansas para criar os saltos que viraram a sua marca registrada.

Discografia:

The Knowbody Else (Stax 1969)
Black Oak Arkansas (Atco 1971)
Keep The Faith (Atco 1972)
If An Angel Came To See You Would You Make Her Feel At Home? (Atco 1972)
Raunch 'N' Roll Live (Atlantic 1973)
High On The Hog (Atco 1973)
Street Party (Atco 1974)
Ain't Life Grand (Atco 1975)
X-Rated (MCA 1975)
Live! Mutha (Atco 1976)
Balls Of Fire (MCA 1976)
10 Yr Overnight Success (MCA 1977)
Race With The Devil (Capricorn 1977)
I'd Rather Be Sailing (Capricorn 1978)
Ready As Hell (Heavy Metal America 1984)
The Black Attack Is Back (Capricorn 1986)
Live On The King Biscuit Flower Hour 1976 (Capricorn 1998)
The Wild Bunch (Cleopatra 1999)
Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.