Sem imagem

Raízes

Virar fã

Gospel e Religiosas

Acessos: 877 exibições

Biografia

O Raízes surgiu oficialmente em novembro de 1985, mas antes disso, bem antes, quatro adolescentes da Assembléia de Deus da L2 sul (Brasília) reuniram-se para começarem a experimentar suas composições em um grupo musical. Foi assim que, em meados de 1982, Gladson, André Barcellos, Edilênio e Moisés formaram o grupo FILOS, a base do que hoje é o Raízes. O grupo entrou em vários festivais de música que aconteciam em Brasília na época, e arrematou vários prêmios e troféus, o que serviu como estímulo. Algumas composições da época fazem parte até hoje do grupo, como é o caso da música "Outra vez", "Misericórdia" e "Salmo 148".

Em 1985 o pastor Wilson do Couto Filho (Wilsinho) sugeriu que este grupo estivesse preparando um repertório mais evangelístico, que pudesse se adequar às campanhas que a Igreja começaria a fazer naquele ano. Nesta mesma época, os quatro conheceram o vocalista Wagner, que deu um grande impulso inicial ao grupo, que, com uma formação nova e uma proposta mais sólida, passou a se chamar Raízes. Parêntese - O nome veio a partir de uma pregação baseada no salmo 1º " bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho... " "... pois será como a árvore plantada junto ao ribeiro de águas..." . Assim como a árvore busca seu alimento através das raízes, assim devemos ser em nossa vida junto ao ribeiro, que é Cristo. O termo ainda traz uma conotação de solidez, de firmeza, justamente a proposta que o grupo sempre quis passar.

# Em 1987, a convite de Wagner, Hiltinho passou a fazer parte do vocal do grupo. Neste mesmo ano o grupo foi consagrado pela sua Igreja (14 de março de 1987). Ainda em 1987, Wagner mudou-se para o Rio de Janeiro, passando Hiltinho a substituí-lo. Durante um breve período, o grupo ainda contou com a participação do saxofonista Paulinho "Mosquito", que mais tarde veio a deixar a banda também. Em setembro de 1990 o Raízes foi recebido pela Igreja de Nova Vida - ministério do qual fazem parte até hoje com carta de transferência da Assembléia de Deus.

Em janeiro de 1991 começaram as gravações de seu primeiro disco (Diga não), e foi nesta época que o grupo completou a formação atual, num episódio bem interessante: O grupo precisava de um saxofonista para fazer o solo da música "você me ensinou a viver", e assim Andrax foi convidado a participar do disco. Mais tarde, sempre que se precisava tocar aquela música, Andrax era requisitado. Acontece que tocar uma música por show não é algo muito estimulante para um músico, e o grupo, sensível a isto, foi delegando mais e mais atribuições musicais a Andrax, mas ele ainda não fazia parte do grupo, oficialmente.

Desde o seu primeiro disco , "Diga não", o Raízes vem se lançando a nível nacional, tendo realizado shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Luís, Campina Grande, Goiânia, Cuiabá, Manaus, Uberlândia, Vitória, Vila Velha, e em mais uma outra infinidade de cidades Brasil afora e adentro. O Raízes participou de todos os maiores eventos da música cristã brasileira, desde SOS da Vida, passando por vários "Som do Céu", vários "Canta-Rio" etc...Gravou com artistas como Raul Mascarenhas, Léo Gandelman, Flávio Venturini e já foi elogiado e reconhecido por nomes como "A CAPELLA" e "TAKE-6". Por três vezes abriram o grupo musical "PETRA", norte-americano e seu último trabalho lançado inclui a participação do baterista Serginho, do grupo Roupa Nova, que canta uma faixa.
# Um dia o saxofonista jogou uma indireta, durante uma oração, para os componentes do Raízes que estavam reunidos numa casa no Rio de Janeiro. " A gente iria tocar na Nova Vida do Tabernáculo, na Lagoa, e o Andrax veio com aquela famosa oração...", lembra-se André Barcellos. "Senhor", dizia Andrax ao ser encarregado de agradecer pelo alimento, "eu te agradeço pela satisfação de poder tocar com este grupo e te peço que esta oportunidade venha a se repetir mais e mais vezes, e que eu possa entrar no Raízes", orava a Deus, mas aproveitando a oportunidade para dar uma "cutucada" nos companheiros. Depois da pressão, o grupo deu seu "ok" à entrada do novo companheiro, completando-se assim a formação atual. A partir daí o grupo passou a trabalhar na divulgação do disco e começou a ganhar projeção nacional.
Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.