Parangolé

Parangolé

Virar fã

Axé Music

Acessos: 15.368 exibições

Biografia

O Parangolé surgiu em 1997, em Salvador, no bairro da Federação, mais precisamente no "Bar de Dona Maria". Todas as tardes, Adriano Nenel e Nailton Alves se reuniam para jogar baralho e, sempre ao fim das partidas, faziam um pagode, misturando samba, salsa, axé e ritmos percussivos. O som agradava aos que passavam pelo local e o movimento se espalhou pela cidade. Com o tempo, só se ouvia um comentário: "que parangolé é aquele que está rolando na Federação?'"' E assim surgiu o grupo e também o nome 'Parangolé'.
Ascensão[editar | editar código-fonte]
Em 2000, Nailton decidiu sair da banda para seguir carreira na música gospel, sendo liderada entre 2000 e 2002 por Mucinho, e posteriormente por Paulinho, que gravaram músicas como "Swing do Cavaco", "Timanamanô", e "Colé Véio", lançando o sucesso do grupo para a Bahia. Um álbum duplo ao vivo foi lançado em 2002, porém não teve muita divulgação.
Mais tarde, em 2004, foi liderada por Eddye (Edcity, atualmente em carreira solo e que foi do Fantasmão), com Nenel deixando o cavaco para cantar em parceria com ele, gravando os sucessos "Delícia" e "Baculejo", e lançando em 2005, um álbum homônimo que também não teve boa divulgação. A banda também foi liderada por Klebinho, mas sua passagem pelo grupo foi pouco notável.
Em 2006, Bambam assume ao lado de Nenel, o que tornou a banda bastante popular. Tendo como principais hits as músicas "Só as Cabeças" e "Problemática", foi lançado no mesmo ano, o álbum A Verdade da Cidade, 2 e o primeiro DVD Movimento Shake Style, gravado no evento Muquiverão em Salvador. Ambos tiveram boa divulgação. Além disso, a música "Fera Ferida" teve o primeiro clipe da banda, gravado também em Salvador3 . O clipe mostra os integrantes da banda se reunindo e cantando em uma laje, e os moradores da comunidade em seu dia-a-dia.
Saída de Bambam[editar | editar código-fonte]
Sempre encarado como uma pessoa extremamente temperamental, inconsequente e irresponsável, o então vocalista Bambam envolveu-se em mais uma briga com os empresários da banda, que culminou em sua saída em outubro de 2007.4 Segundo informações, no último show com ele, realizado fora de Salvador, Bambam não quis atender às regras do evento e entrou em desacordo com a produtora da banda.5 Após a demissão de Bambam, Nenel decide sair do Parangolé para entrar na banda LevaNóiz. 6 Um álbum que levava o mesmo nome da música ?Sou Parangoleiro? anunciado por Nenel no DVD anterior, não chegou á ser lançado.
Após a saída dos dois cantores, um sócio da banda mostrou um CD demo do então vocalista da banda Apert Play, para a Salvador Produções, empresa que admnistra o Parangolé. Então, ainda á tempo do carnaval de 2008, Léo Santana assume os vocais.
Recomeço[editar | editar código-fonte]
Com a entrada de Léo, a banda assumiu uma nova "cara" e definitivamente consagrou-se como um dos mais poderosos nomes da música baiana. As apresentações do Parangolé passaram a ter uma produção diferenciada, com cenário e figurino diversificados, o que abriu os olhos dos produtores de eventos para o grupo.
Firmando a nova cara, a banda lançou, no fim de 2007 o álbum Dinastia Parangoleira: 10 Anos, contando com 20 faixas, entre elas "Sou Favela" - primeiro grande sucesso da "era Léo Santana", com a participação da banda LevaNóiz - e ?Desce a Madeira?, músicas que estavam sempre entre as mais pedidas das rádios.
No dia 17 de abril de 2008, o baixista Rogério Abreu foi morto junto com o amigo Márcio Oliveira Gomes, numa tentativa de assalto perto do Condomínio Pararela Park, onde morava.7 De acordo com as testemunhas, eles foram abordados por dois homens em uma moto enquanto saiam para a faculdade. Ao reagir, os dois foram atingidos várias vezes. O músico foi levado ao hospital São Rafael, mas não resistiu aos ferimentos. No dia seguinte, o músico foi enterrado na cidade de Pojuca, onde nasceu.7
No dia 12 de julho do mesmo ano, foi lançado o CD/DVD Dinastia Parangoleira: Ao Vivo, uma superprodução que projetou a banda nacionalmente. Contando com equipamentos de última geração: uma mega-estrutura de palco, som, iluminação e efeitos, foi gravado com a presença de 25.000 pessoas, contendo a participação de Nenel na faixa "Fera Ferida", e reuniu o que a banda fez de melhor ao longo de sua existência. O músico Rogério Abreu também foi homenageado na música "Anjo Parangoleiro".
Uma semana depois da gravação, no dia 19, o acusado de matar Rogério Abreu e Márcio Oliveira Gomes, Antônio Valério Amorim foi capturado pela policia no Parque São Cristóvão. Segundo os agentes, Rogério foi morto por engano, já que Amorim desejava matar apenas Gomes, que era um ex-integrante do bando criminoso de Amorim, e que havia participado, dias antes, do assassinato do sobrinho de Amorim, e que por causa disso, estava jurado de morte.7
"Rebolation"[editar | editar código-fonte]
Lançada como música de trabalho da banda para o carnaval de 2010, "Rebolation" - composição de Léo e Nenel - foi além das expectativas e, além de ser sucesso absoluto no carnaval, ganhando inclusive o Troféu Dodô e Osmar de melhor música, passou a ser executada em todo Brasil e a fazer parte do repertório dos principais artistas de música popular. O CD/DVD Dinastia Parangoleira: Ao Vivo ganhou uma nova edição com os clipes de Rebolation e Sou Favela, que foi relançada nacionalmente. O hit entrou na parada da Billboard Brasil na 5ª posição no Brasil Hot 100 Airplay, em abril de 2010.8 O Parangolé enfim deixou de ser uma banda somente da Bahia e passou a ser um sucesso nacional.
A banda já participava das maiores festas e micaretas em todo o país, como por exemplo o Festival de Verão de Salvador, onde já se apresentou por 3 vezes, e já dividia espaço, na mídia e também no palco, com os grandes nomes da música baiana e nacional.
Negro Lindo e Todo Mundo Gosta[editar | editar código-fonte]
Embarcando no sucesso de "Rebolation", o Parangolé lançou em novembro de 2010 o álbum Negro Lindo, que contou com 13 canções inéditas - maioria de autoria ou co-autoria de Léo Santana - e mostrou ao público os novos sucessos "Negro Lindo", canção homônima, e "Tchubirabirom", esta última utilizada como música de trabalho para o carnaval 2011.
Apenas três meses após o lançamento de Negro Lindo, a banda já se preparava para a gravação de mais um CD/DVD ao vivo. Gravado no dia 17 de abril de 2011 como atração principal do evento Samba Salvador, Todo Mundo Gosta contou com uma estrutura nunca antes vista em um show de uma banda de pagode. Apesar de ser uma gravação ao vivo, contou com várias faixas inéditas entre os sucessos. Os principais hits foram "Madeira de Lei" - música de trabalho para o carnaval 2012 - e "Leite Condensado", gravada com participação especial de Rodriguinho. Outro convidado para a gravação foi Thiaguinho, que participou na faixa "Negro Lindo". Foi lançado em 6 de novembro de 2011.
Acusação de plágio[editar | editar código-fonte]
Em 19 de abril de 2011,7 o guitarrista Kiko Loureiro da banda de heavy metal Angra descobriu um plágio realizado pela banda Parangolé e acusou o grupo de pagode via Twitter.9 Um riff de uma de suas músicas mais conhecidas, Nova Era, do álbum Rebirth, 2001, havia sido plagiada10 11 na canção do grupo de pagode Parangolé: Tomba Aê,12 também conhecida como Azevixe,13 de 2007.9 Kiko Loureiro ao mandar a acusação via twitter foi retrucado por Léo Santana, vocalista do Parangolé, que respondeu agressivamente12 e com xingamentos de baixo calão´(E ainda tem gente que idolatra uma pessoa assim).10 12 Léo ainda gracejou, ameaçando "ouvir Angra para copiar mais ainda",10 12 claramente desinteressado pela acusação de plágio. O baixista da banda Angra Felipe Andreoli logo entrou na discussão pedindo explicações.10 Léo Santana finalmente contra-argumentou, dizendo que a canção havia sido deixada pelo compositor há 4 anos, e que ele não tinha menor ideia de que era do Angra.12 13 No outro dia, o assessor de imprensa do Parangolé reafirmou a explicação, e disse que o grupo irá "arcar com as consequências na justiça".9 Em retaliação, os fãs de Angra criaram a hashtag #Parangolixo.10 12
Mudança de marca e Diferenciado[editar | editar código-fonte]
Á partir de 2013, a banda começa a ser chamada de "Léo Santana & Parangolé"14 . A mudança de nome já era vista como os primeiros passos para a saída de Léo, porém segundo a acessoria da banda, a mudança de marca firma o crescimento do vocalista Léo Santana diante da banda14 . Além disso, o cantor anúnciou o lançamento de um novo álbum, intitulado Diferenciado, que mistura vários ritmos musicais como o funk carioca, samba, pop, zouk, e axé, contando com a participação de Saulo Fernandes na faixa "Sossego". O albúm foi lançado no dia 9 de julho, sendo distribuído junto com o jornal Correio.
Saída de Léo[editar | editar código-fonte]
Foi anunciado na coluna Vip, do Jornal Correio, que o vocalista Léo Santana vai sair do Parangolé no carnaval de 2014, e anunciará sua saída em cima do trio elétrico.7 A assessoria de imprensa do cantor negou que havia data e local marcado, mas que havia sim a possibilidade da saída de Léo, e que ele mesmo já havia dito isso. Além disso, já houve cantores cotados para substituir Léo, como André Ramon, atual vocalista do LevaNóiz, Tony Salles, do Raghatoni, e Biel Rios da Banda Pagodão.7 A empresário da LevaNóiz, Luís Cláudio, confirmou que André foi mesmo cotado para substituir Léo, mas que a decisão ficará por conta dele. Já Júnior Santana, empresário da Banda Pagodão, e Tony Salles, por meio da sua assessoria de imprensa, negaram que houve a proposta de assumir o grupo. No dia 25 de outubro, Léo Santana & Parangolé participaram do programa Universo Axé (TV Aratu, transmissora da SBT no estado), onde Léo assumiu que pretende seguir a carreira solo, mas que isso ainda está sendo planejado com os empresários e os músicos.7
Carnaval[editar | editar código-fonte]

O Parangolé é uma das três principais bandas de pagode no carnaval de Salvador, ao lado de Psirico e Harmonia do Samba. Ao longo dos últimos anos, o grupo é atração de vários blocos, não somente de pagode, mas também dividindo grade com bandas de axé, fato muito grandioso para uma banda de pagode no carnaval.
Premiações e Indicações: Troféu Dodô e Osmar[editar | editar código-fonte]
2009 - Léo Santana ganhou o prêmio de 'Cantor Revelação' do carnaval graças à canção "Sou Favela", desbancando o franco favorito Eddye, ex-vocalista do Parangolé, e então líder da banda de pagode Fantasmão.
2010 - Ano de consagração. O grupo foi o maior vencedor da premiação, faturando três prêmios: 'Léo Santana como Melhor Cantor', Parangolé como 'Melhor Grupo de Pagode' e "Rebolation" como 'Melhor Música', categoria mais disputada.
2011 - O Parangolé levou o prêmio de 'Melhor Grupo de Pagode' pelo segundo ano consecutivo. O grupo ainda foi indicado das categorias 'Melhor Cantor', com Léo Santana, e 'Melhor Música', com "Tchubirabirom".
Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação atual[editar | editar código-fonte]
Léo Santana - voz
André Merenda - guitarra
Victor Leony - contrabaixo
Sandrinho - teclados
Paulo Nick - bateria
Rafael Silva - timbal, torpedo
Luciano Piu - timbal, congas
Binho Santos - percussão caixa
Jadson - bacurinha
Thor Cruz - surdo
Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]
Nenel ? voz, cavaco, repique de mão
Nailton Alves ? voz
Mucinho ? voz
Paulinho ? voz
Eddye - voz
Klebinho - voz
Bambam - voz
Rogério Abreu - baixo
Tito Vinícius - teclados
Ricardo - teclados
Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio[editar | editar código-fonte]
2005 - Parangolé
2006 - A Verdade da Cidade
2006 - Fera Ferida
2007 - Dinastia Parangoleira: 10 Anos
2010 - Sou Favela|Rebolation
2010 - Negro Lindo
2011 - Verão 2012
2013 - Diferenciado
Álbuns Ao Vivo[editar | editar código-fonte]
2002 - Parangolé Ao Vivo
2008 - Dinastia Parangoleira: Ao Vivo
2010 - Rebolation
2010 - Primavera 2010
2011 - Ao Vivo no Salvador Fest 2011
2011 - Todo Mundo Gosta
2012 - Ao Vivo de Verão
2014 - Ao Vivo em Porto Seguro
DVDs[editar | editar código-fonte]
2006 - Movimento Shake Style
2008 - Dinastia Parangoleira: Ao Vivo
2011 - Todo Mundo Gosta
Singles[editar | editar código-fonte]
AnoSinglePosições nas paradasÁlbum
BRA
15BRA
Bill.
16POR
17
2005"Aí Delícia"???Parangolé
2006"A Santa"???A Verdade da Cidade
"Fera Ferida"???
2007"Só As Cabeças"???
"Bonde de Deus"???Dinastia Parangoleira: 10 Anos
2008"Mamoeiro"???Dinastia Parangoleira: Ao Vivo
"Balacobaco"???
2009"Sou Favela"???
"Rebolation"152
"Só As Cadeiras"???
2010"Negro Lindo"???Negro Lindo
2011"Tchubirabirom"21??
"Leite Condensado"21??Todo Mundo Gosta
2012"Madeira de Lei"45??
"A Dança do Arrocha"87??Ao Vivo de Verão
2013"Me Domina"51??Diferenciado
"Sossego"???
2014"Nossa Cor"???Ao Vivo em Porto Seguro
"Traição Trocada"???
"Dança Legal"???
Videografia[editar | editar código-fonte]
2006 - Fera Ferida
2009 - Rebolation
2009 - Sou Favela
2010 - Negro Lindo
2010 - Tchubirabirom
2012 - A Dança do Arrocha
2013 - Me Domina
2014 - Nossa Cor
Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.