Sem imagem

João Pernambuco

Virar fã

Música Clássica

Acessos: 1.107 exibições

Biografia

João Teixeira Guimarães ou João Pernambuco (Jatobá, 2 de novembro de 1883 ? Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1947) foi um músico compositor e violonista brasileiro.

Compunha músicas de inspiração nordestina, baseadas em cantigas folclóricas. É o caso do hino Luar do Sertão, composto em 1911, seu maior sucesso, não creditado pelo parceiro letrista Catulo da Paixão Cearense, que ficou como o único autor. Pixinguinha certificou em sua entrevista no Museu da Imagem e do Som que ele ouviu João Pernambuco tocá-la antes de Catulo colocar a letra. João e Catulo apresentavam-se juntos em reuniões da classe alta carioca.

Paralelamente ao Choro, desenvolvia seu trabalho nas canções regionais através de composições suas e de violeiros e cantadores nordestinos. João Pernambuco também cantava e cantava bem. Nas cordas, além do violão que manejava com maestria e no qual desenvolveu uma técnica peculiar, era hábil na viola. Compôs mais de cem músicas entre choros, valsas, jongos, maxixes, emboladas, toadas, cocos, prelúdios e estudos.

A santíssima trindade dos precursores do violão brasileiro é constituída por Quincas Laranjeiras, João Pernambuco e Levino Albano da Conceição e a obra violonística de João era de tal densidade e profundidade que a ela assim Villa-Lobos se manifestou: ?...Bach não se envergonharia em assinar os estudos de João Pernambuco como sendo seus...?. O renomado musicólogo Mozart de Araújo não fez por menos: ?João Pernambuco está para o violão assim como Ernesto Nazareth está para o Piano?. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.