Gamma Ray

Gamma Ray

Virar fã

Metal

Acessos: 1.020 exibições
Site oficial: www.gamma-ray.com

Biografia

Gamma Ray é uma banda de heavy metal formanda em Hamburgo, Alemanha, em 1989, pelo guitarrista, vocalista e compositor Kai Hansen após este deixar o Helloween. Ao lado desta, o Gamma Ray é uma das maiores referências do estilo power metal. Com mais de 30 anos de carreira, a banda lançou até o momento 11 álbuns de estúdio, 7 álbuns ao vivo, 20 singles, 5 EPs, 4 home videos (VHS/DVD/Blu-ray), entre coletâneas, splits, boxes e edições especiais.

O grupo, que começou como um projeto descompromissado, tornou-se não só uma banda referencial do estilo, mas também revelou músicos que mais tarde fariam fama em outras bandas.
Um deles foi o vocalista Ralf Scheepers, vindo do grupo oitentista Tyran' Pace, que, em 1997, formaria o Primal Fear. Tal fato foi resultado de sua saída amigável do Gamma Ray em 1994 para integrar na banda inglesa Judas Priest. Embora não conseguiu o posto de substituto de Rob Halford, Ralf ficou entre os finalistas.
No Gamma Ray, Ralf Scheepers cantou nos três primeiros álbuns - "Heading For Tomorrow", de 1990; "Sigh No More", de 1991 e "Insanity And Genius", de 1993 - todos lançados pela Noise Records.

O Gamma Ray também deu mais expressão ao baterista Uli Kusch, que até a época, já tinha tocado na banda de thrash metal Holy Moses e na banda de thrash metal progressivo Mekong Delta - esta que também integrou grandes músicos do metal alemão.
Uli juntou-se ao Gamma Ray em 1990 para seguir a turnê de "Heading For Tomorrow", que gerou o home video em VHS "Heading For The East", ao vivo no Japão. Gravou o segundo álbum da banda, "Sigh No More", lançado em 1991, mas deixou as baquetas do Gamma Ray no ano seguinte.
Integrou na desconhecida Axe La Chapelle ao lado do também ex-Gamma Ray Uwe Wessel, onde gravou apenas um álbum em 1994, e no mesmo ano foi convidado para tocar no Helloween, onde ficou até 2001. Foi ao lado dos "reis do metal melódico" que Uli ficou consolidado como um baterista lendário e prestigiado.
De 2001 a 2006, integrou como um dos fundadores a banda Masterplan e participou de outros projetos. Seu último registro conhecido foi no álbum "In Paradisum", da banda Symfonia, que integrou de 2010 a 2011.

Uli Kusch foi substituído por Thomas Nack. E este, substituído por Dan Zimmerman - considerado o baterista da formação clássica, que manteve-se na banda por mais tempo. Dan, além de ter gravado com o Gamma Ray, também fundou em 1998 a banda Freedom Call juntamente com Chris Bay, ex-vocalista do Moon'Doc.

Hoje, mesmo após várias mudanças de formação e Kai Hansen de volta ao Helloween, o Gamma Ray mantém atividade, novos lançamentos e um legado a prezar. Inúmeros são artistas e bandas que os citam como influência.
Em 2017, a revista Loudwire pontuou o disco "Land Of The Free", de 1995, na 4ª posição do ranking "The 25 Best Power Metal Albums of All Times".

Tanto da crítica especializada como dos fãs, "Land Of The Free", o quarto álbum do Gamma Ray e o primeiro a contar com Kai Hansen nos vocais, é o grande clássico da banda. Mas para compreender melhor a carreira do grupo alemão, outros trabalhos foram fundamentais, tanto como de grande importância para o estilo como de sucesso para o grupo. São eles: Heading For Tomorrow" (1990), "Powerplant" (1998) e "No World Order" (2001).


DISCOGRAFIA | Álbuns de estúdio

Heading for Tomorrow (1990)
Sigh No More (1991)
Insanity and Genius (1993)
Land of the Free (1995)
Somewhere Out in Space (1997)
Powerplant (1999)
No World Order (2001)
Majestic (2005)
Land of the Free II (2007)
To the Metal! (2010)
Empire of the Undead (2014) Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.