Sem imagem

Everclear

Virar fã

Grunge e Pós Grunge

Acessos: 558 exibições

Biografia

Com o nome de um licor, o grupo foi formado em 1992, depois que o baixista Craig Montoya e o baterista Scott Cuthbert responderem a um anúncio colocado por Art Alexakis nos classificados do jornal de música ?The Rocket?, de Seattle. O primeiro álbum, ?World of Noise? conseguiu chamar a atenção do público local e de grandes selos.
Em 1994 a banda assina com uma gravadora maior, a Capitol Records e Greg Eklund substitui Cuthbert, que sofria com a dependência química. No ano seguinte a banda edita "Sparkle And Fade", que, através dos singles "Heroin Girl" e "Santa Monica" vendeu incríveis 1,5 milhão de cópias.
O segundo disco, chamado "So Much For The Afterglow", foi lançado em 1997 e vendeu ainda mais, ultrapassando os 2 milhões de cópias vendidas, e a consagração definitiva da banda veio com o prêmio de ?Modern Artist of the Year? de 1998, concedido pela Billboard além da premiação de "El distorto de Melodica" pelo Grammy, como melhor música instrumental de rock daquele ano. Em 1999 a banda participa do Woodstock 99'.
Depois do sucesso do disco "So Much For The Afterglow", Art Alexakis decide gravar um album solo, com outros músicos, porém, não fica satisfeito com o resultado e resolve chamar de volta Eklund e Montoya, e por volta de julho de 2000 este projeto se transformaria no álbum intitulado "Songs From An American Movie Vol. 1: Learning How to Smile" com o single "Wonderful".
Alguns meses depois a banda lança o álbum "Songs from an American Movie, Vol. 2: Good Time for a Bad Attitude" com músicas mais agressivas do que o Volume 1, mas toda essa estratégia de marketing não fez muito sucesso com o público.
Em 2003 a banda lança seu sexto álbum, chamado "Slow Motion Daydream", com o single "Volvo Driving Soccer Mom", porém, vendendo um número de cópias abaixo do esperado.
Após o fracasso de vendas do álbum, Craig Montoya e Greg Eklund resolvem deixar a banda e seguir com projetos próprios e a banda deixa, também, a gravadora Capitol Records após lançar um álbum incluindo os maiores sucessos entre os anos de 1994 e 2004, intitulado "Ten Years Gone".
Art Alexakis tentou novamente um projeto solo mas não obteve o sucesso esperado. Então decidiu voltar com a banda convidando novos membros: o baixista Sam Hudson, o guitarista Dave "Davey" French, e o baterista Eric Bretl (que logo foi substituido por Brett Snyder).
Em 2006, já com uma gravadora menor, a "Eleven Sevem Music" a banda lança seu último álbum com músicas próprias, chamado "Welcome to the Drama Club", com o single "Hater".
No ano de 2008 ocorre mais uma mudança na banda, o baterista Tommy Stewart substitui Brett Snyder e neste mesmo ano a banda lança um novo álbum, porém, apenas com covers, chamado "The Vegas Years". Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.