Sem imagem

Dominguinhos do Estácio

Virar fã

Samba e Pagode

Acessos: 2.128 exibições

Biografia

Dominguinhos do Estácio (Domingos da Costa Ferreira), 4/8/1941 Rio de Janeiro, RJ.

* Biografia

Cantor. Compositor.

Nasceu no Morro de São Carlos, no local denominado de Terreiro Grande.

Começou a carreira como puxador de samba-enredo para a Escola de Samba Estácio de Sá, passou pela Grande Rio e Imperatriz Leopoldinense.

Em 1996 transferiu-se para a Unidos do Viradouro, escola da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

* Dados Artísticos

Iniciou carreira na década de 1970 como ritmista do bloco carnavalesco Bafo da Onça, logo depois integrou o grupo Exporta Samba. Pasou para a la de compositores da Escola de Samba Unidos de São Carlos, que nos anos 80 passou a se chamar Estácio de Sá.

Em 1986, gravou pela Ricarey o disco "Bom ambiente", no qual interpretou "Fingida" (Arlindo Cruz e Rixa), "Rala o coco, sinhá" (Dedé da Portela e Dida) e "Alô Belém do Pará", de sua autoria em parceria com Darcy do Nascimento. Dois anos depois, Zeca Pagodinho interpretou "Jeito moleque" (c/ Darcy do Nascimento), que deu título ao disco, lançado pela gravadora RCA.

No ano de 1989, lançou pela gravadora RGE o LP "Gosto de festa", no qual interpretou várias composições de Almir Guineto, Adalto Magalha, Acyr Marques, Franco e Preto Jóia, além da faixa "Apego" (Lourenço), que teve a participação especial de Lourenço.

Em 1992, gravou pela RGE o disco "Mar de esperança", no qual interpretou vários compositores, entre eles Pedrinho da Flor, Adalto Magalha e Zé Roberto.

No ano de 1999, foi o puxador oficial da Unidos do Viradouro no samba-enredo "Anita Garibaldi - heroína das sete magias", de Gilberto Gomes, Gustavo, R. Mocotó, Dadinho e PC. Portugal.

No ano 2000, interpretou o samba-enredo "Brasil: visões de paraísos e infernos", de Gilberto Gomes, Gustavo, Dadinho, Mocotó e PC. Portugal, para a Viradouro. No ano seguinte interpretou "Os sete pecados capitais" (Gilberto Gomes, Gustavo, Dadinho, PC. Portugal e R. Mocotó) e no ano de 2002, ainda como intérprete oficial da Viradouro, em seu sexto ano consecutivo, interpretou "Viradouro, Vira-Mundo, Rei do Mundo" de autoria dos mesmos autores dos anos passados, classificando a escola em quinto lugar no Grupo Especial.

No ano de 2003 puxou o samba-enredo "A Viradouro canta e conta Bibi - uma homenagem ao teatro brasileiro" (Gustavo, Gilbertom Gomes, Heraldo Farias e Gelson), enredo dedicado à atriz e cantora Bibi Ferreira. Neste mesmo ano participou da fase eliminatória do "Festival Fábrica do Samba", no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

* Obra

Alô, Belém do Pará (c/ Darcy do Nascimento) ? Jeito moleque (c/ Darcy do Nascimento)

* Discografia

? Bom ambiente (1986) Ricarey LP
? Gosto de festa (1989) RGE LP
? Mar de esperança (1992) RGE LP

* Bibliografia Crítica

? ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
? ARAÚJO, Hiram. Carnaval - seis milênios de história. Rio de Janeiro. Editora Gryphus, 2000.
? PASCHOAL, Marcio. Pisa na fulô mas não maltrata o carcará. Vida e obra do compositor João do Vale, o poeta do povo. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2000. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.