Sem imagem

Candlemass

Virar fã

Metal

Acessos: 35 exibições

Biografia

Candlemass é uma banda de heavy metal formada em Estocolmo, Suécia, em 1982. A princípio, o grupo atendia pelo nome Nemesis, de 1982 à 1984. Capitaneada pelo baxista Leif Edling, já sob o nome Candlemass, a banda desenvolveu uma sonoridade original na época, que ficou conhecida como doom metal. Na contramão das bandas de metal da época, que apostavam na velocidade, os suecos optaram por riffs pesados e de longa duração, com andamento lento e uma atmosfera macabra. Com forte influência do Black Sabbath setentista, o Candlemass foi mais a fundo no peso e no tétrico. Com letras sobre existencialismo, ocultismo e sentimentos de depressão e desespero, foi a receita para a criação do subgênero doom metal. Estilo que muitas bandas seguiriam nas décadas seguintes.

Depois que Leif Edling dissolveu a banda Nemesis, ele começou sua própria banda com o nome de Candlemass (um provável erro deliberado de grafia da palavra inglesa Candlemas; em português: Candelária, Festa da Purificação da Virgem Maria). O primeiro álbum foi Epicus Doomicus Metallicus, produzido em 1986 e agora considerado a obra-prima no cenário do Doom metal. Os integrantes da banda na época de Epicus Doomicus Metallicus eram:

Leif Edling: baixo
Matz Ekström: bateria
Mats Mappe Björkman: guitarra
Johann Langquist: vocal
Klas Bergwall: guitarra

A produção seguinte foi Nightfall (1987), considerado por alguns como um dos melhores álbuns até hoje de Doom metal. A formação da banda agora tinha mudado: os novos membros eram Messiah Marcolin (vocal), Lars Johansson (guitarra) e Jan Lindh (bateria). Esta formação é considerada a mais importante e a mais bem sucedida da história da banda. Os dois álbuns seguintes foram Ancient Dreams (1988) e Tales of Creation (1989). Em 1990, um álbum ao vivo foi produzido. Logo após, uma disputa entre os integrantes do grupo resultou na decisão de Messiah Marcolin de deixar a banda.

Após a saída de Marcolin, Candlemass chamou o vocalista Tomas Vikström e gravou Chapter VI (1992). Candlemass então se desfez, em parte porque o álbum não conseguiu o sucesso esperado e em parte porque Leif Edling tinha formado um outro projeto com o nome de Abstrakt Algebra. Como o Abstrakt Algebra não deu certo, Leif recrutou novos integrantes para o Candlemass e gravou o álbum Dactylis Glomerata, que era uma combinação de canções para um novo CD do Abstakt Algebra e algum material novo. Alguns anos mais tarde inspirado no Black Sabbath - o álbum From the 13th Sun foi produzido.

Em 2002, os integrantes do clássico Candlemass decidiram voltar a se reunir. Eles fizeram apresentações ao vivo que foram elogiadas pelo público e produziram outro álbum ao vivo. Outros álbuns produzidos com o retorno da banda foram versões remasterizadas de Epicus... e Nightfall, Ancient Dreams and Tales of Creation. Um DVD intitulado Documents of Doom também foi lançado. A banda estava trabalhando em um novo álbum, com algumas novas canções já gravadas e a procura de uma gravadora, quando mais uma vez divergências entre seus integrantes aconteceram, resultando novamente na dissolução do Candlemass. Enquanto isso, Leif Edling iniciou um novo projeto, Krux, com o antigo vocalista do Abstrakt Algebra, Mats Leven e mais dois integrantes do Entombed.

Em novembro de 2004, a banda anunciou que iria voltar pela segunda vez a se reunir. Eles haviam gravado um novo álbum, chamado simplesmente Candlemass, com a clássica formação. Ele foi lançado em maio de 2005. Este CD esteve entre os vinte mais tocados de 2005. Eles receberam o Grammy sueco em 2005.

Em 2006 o grupo anunciou que um novo álbum está para ser produzido e que a gravação estará pronta até o meio do ano, com a data de lançamento para 2007. Após muita incerteza quanto a participação de Messiah nesse novo projeto, foi anunciado em setembro de 2006 que ele seria o vocalista deste novo álbum. Mas não foi. O álbum de 2007 intitulado King Of The Grey Islands, foi gravado em maio do ano passado, Messiah saiu em abril e ainda em outubro eles esperavam que ele terminaria o mesmo, mas não foi possível. Eles ouviram mais de oitenta vocalistas, foi uma grande procura, segundo Leif Edling foram trinta da Suêcia e em torno de cinqüenta da Europa e Estados Unidos, procuram durante três meses antes de entrarem em contato com Robert Lowe.

Eles já conheciam o trabalho de Robert e disseram que sempre gostaram da voz dele desde os primeiros álbuns em sua banda "Solitude Aeturnos", banda que ele integra mesmo como vocalista do Candlemass; 'Gostamos do fato de ele ter uma voz clássica de Heavy Metal, mas também colocar muita emoção em seu estilo de cantar", disse Lief.

INTEGRANTES ATUAIS
Mats Mappe Björkman - guitarra
Lars Johansson - guitarra
Leif Edling - baixo
Jan Lindh - bateria
Johan Längquist - vocal

DISCOGRAFIA

Álbuns
Epicus Doomicus Metallicus - 1986
Nightfall - 1987
Ancient Dreams - 1988
Tales of Creation - 1989
Live - 1990 (ao vivo)
Chapter VI - 1992
Dactylis Glomerata - 1998
From the 13th Sun - 1999
Doomed for Live - Reunion 2002 - 2003 (duplo CD ao vivo)
Candlemass - 2005
King Of The Grey Islands - 2007
Death Magic Doom - 2009
Psalms for the Dead - 2012
The Door to Doom - 2019
Sweet Evil Sun - 2022

Singles
Solitude - 1987
Samarithan - 1988
At the Gallows End - 1988
Under the Oak - 1989
Assasssin of the Light - 2005

Outros trabalhos
Sjunger Sigge Furst - 1993 (EP)
As It Is, As It Was - 1994 (compilação)
Documents of Doom - 2002 (DVD)
Black Heart of Candlemass - 2002
Diamonds of Doom - 2003 (LP)
Essential Doom - 2004
The Curse of Candlemass - 2005 (DVD)
Lucifer Rising - 2008 (EP)
Death Thy Lover - 2016 (EP)
House of Doom - 2018 (EP)
The Pendulum - 2020 (EP)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Candlemass Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.